TEDS, a TABELA DAS TABELAS

É comum não estar sempre com as melhores ideias para escrever, sentir-se necessitado de novos desafios criativos. Para estes conflitos também é comum usarmos exercícios criativos, e este é mais um deles:

Para começar isso você deve ler as "regras", pois não se trata de algo simples como "escreva um texto de menos de 500 palavras sobre os últimos 24 segundos de vida do protagonista", na verdade, pode até ser, mas terei de elaborar certa dinâmica cujo resultado será similar à um jogo de azar: Sorte e Caos.


O nome que costumo usar para este tipo de exercício é "TEDS", por uma série de motivos, aqui, irrelevantes. Mas se atente à isso para pesquisas de futuros exercícios no site :)

Regra número 01: - Não há regras.

Há, mas isto já é um conceito defasado (HAUSHAUSHAU), você pode usar o caos e a sorte da aleatoriedade, a menos que se sinta confortável de outro jeito. Isso não é uma máquina de tortura (ainda, rs).

Regra número 02 - Aleatoriedade.

Use um app de dados, ou um site, ou um dado físico - se tiver dado em casa. 

Site de dados - isso pode ser útil, a menos que queira usar algo mais pessoal; como um app ou bot de dados que goste - ou tenha mesmo dado em casa.

Regra número 03 - Não seja presunços@!

Bem, acredito que seja uma dica pouco relevante, e não exatamente uma regra, mas é comum algumas pessoas estarem se sabotando. Você não vai usar o conteúdo de um exercício criativo para nada. Mentira, talvez recicle algo, mas não é daqui que vai sair o novo bestseller, entende? Apenas ESCREVA!

Regra número 04 -  Você vai usar o conteúdo de um exercício criativo para isso.

Me mande um feedback do que achou e o resultado (se quiser) por email:

blogucristal@gmail.com 

E aqui está a tabela TEDS:

usei o campo de regras de forma errada hehe, Você deve usar o dado de seis lados (d6) para sortear itens da tabela, e com esses resultados você vai construir o resultado do exercício: se vai testar o quanto pode escrever com isso sem perder o sentido, se vai fazer um conto, uma fábula - isso quem decide é você. O que sugiro é você fazer isso limitando o tempo, porque daí você pode usar esse tempo como método de metragem do seu progresso neste exercício. Comece com uns 30 ou 45 minutos, algo assim.

AH, role um dado de 4 lados para saber por qual das tabelas você vai começar mesmo. Daí sim você usa o d6 para a tabela posterior.

TABELA DAS TABELAS


01 - Cidade Medieval: 


o1 - Castelo, onde uma princesa precisa revelar uma notícia bombástica                                 

02 - Taverna, quando um grupo de músicos tenta enganar todos do recinto.

03 - Praça, onde um louco tenta arranjar dinheiro, mas apenas uma pessoa lhe dá atenção.      

04 - Loja de presentes, quando o protagonista tenta comprar um presente para alguém especial e descobre algo inovador, mas potencialmente perigoso.

05 - Feira, tudo está caro, o rei está passando pela feira e seus guardas fazem de tudo para que ignorem este fato.

06 - Centro educacional, A educação já evoluiu a ponto de ter magia, mas a baderna é grande. O protagonista é um educador que tem dificuldades quanto a lidar com o barulho da classe.


02 - Floresta: 


01 - Casa de bruxa; onde se criam poções magnificas com um custo terrível, o protagonista está prestes a tomar uma decisão.                         

02 - Floresta de cogumelos e fadas; onde todo mundo pode ser feliz, menos as fadas. A fada madrinha tem incertezas, mas ao se tornar alguém grande (motivo desconhecido), ela sente tudo de forma diferente.

03 - Caminho para casa;  Role outro d6 na tabela opcional 01,

04 - Floresta infestada de galinhas magas de péssimo humor; Ninguém consegue suportar, nem vencer. O motivo para existir galinhas assim é um mistério, mas o protagonista tenta descobrir e lidar com isso.

05 - Em uma cidade minúscula dentro de uma árvore; role um d6 na tabela de Cidade Medieval. E role um dado na tabela opcional 02.

06 - Floresta mágica, onde ninguém que foi conseguiu voltar, mas não se sabe o por que... Mas mesmo assim, duas crianças decidem entrar.


03 - Casa (um cômodo, apenas):


Nesse caso Você pode escolher o lugar, mas já que não devo utilizar o lugar, o tempo pode ser:

01 - Ás 3 horas da manhã, o protagonista se vê perdido, mas uma luz literalmente aparece na sua frente para lhe revelar algo novo.

02 - Ás 19 horas, no período em que uma decisão deve ser tomada.

03 - Meia noite, e um grande evento está acontecendo lá fora.

04 - Cinco da tarde, e há uma noticia terrível para ser repassada.

05 - Duas da tarde, onde uma decisão banal já foi tomada e irá ser a coisa mais relevante da trama.

06 - O tempo é uma dúvida, ele existe?


04 - Cidade retro futurista:


01 - Em um ônibus onde todos estão com conflitos sobre trabalho, exceto o protagonista que recém descobriu seus poderes.

02 - No centro da cidade, onde acontecerá um show dos robôs proletários, e algo indica uma grande revolução.

03 - Em uma mina de carvão virtual, onde os jogadores encontram um dispositivo novo que um hacker colocou no jogo.

04 - Em uma palestra, no meio da cidade, sobre como os trabalhadores podem ser mais criativos, e o orador é terrivelmente prolixo, além de acontecer um evento dramático da tabela opcional 02.

05 - Numa feira de itens velhos chamada "sonhos baratos", onde o protagonista tenta negociar com alguém muito insistente

06 - Durante uma batalha virtual por visualizações, onde itens sensacionalistas surgem o tempo todo em forma de armas, mas duram pouco tempo porque o público se esgota.

Tabelas opcionais

Tabela opcional 01: Onde Vamos?


01 - Um lugar já destruído, talvez não seja algo que todos saibam, talvez seja até um segredo.

02 - Uma cidade fabulosa, onde tudo é maravilhoso demais - portanto, é uma ilusão.

03 - A cela de uma prisioneira de guerra. Esta prisioneira é uma pessoa terrível, mas sabe sobre algo que vai mudar vidas.

04 - A sala de estudos de um mago incrível, mas que está doente e, devido a guerra, suas forças estão debilitadas a ponto de só poder realizar um (01) grande feito.

05 - No petshop. Onde gatos serão libertos das mãos de uma escritora fanática.

06 - No centro de cura de uma curandeira muito atípica, que rejeita a entrada de chinelos, é uma pessoa muito difícil de se manter em um assunto só. Mas que quando se trata de cura ela é a pessoa mais pragmática o possível.

Tabela opcional 02:Evento dramático.


01 - Catarse. As pessoas ficam bravas e decidem trucidar alguém em específico. 

02 - As pessoas começam a demonstrar habilidades sobre humanas.

03 - Os animais começam a falar, e por algum motivo, são muito fluentes e até meio rústicos na lingua nativa.

04 - Cavaleiros já dados como mortos vão aparecer e provocar um ataque, ou uma dança, mas todos vão ficar cansados.

05 - Uma fada aparece na trama e mostra um dispositivo capaz de romper o tempo e espaço. Se utilizar isso, você deve re-rolar da primeira tabela que usou e partir a história deste lugar, como se tivesse mesmo usado o item.

06 - O clima começa a esquentar. Entenda como quiser.


E é isso!



Lembre-se, ao concluir um exercicio da tabela TEDS, me mande um feedback pelo email!

blogucristal@gmail.com


Comentários